30 de set. de 2010

Segundo turno? Um DATAMITO!

O PIG dando bronca no nariz do Serra
Fácil, seguro e certo: as eleições vão para o segundo turno. Grandes amigos, colegas de trabalho, vizinhos, parentes e outras pessoas do círculo social fazem eco ao mesmo tema.

Indago aos camaradas qual a fonte de tanta confiança em um possível segundo turno. Noventa (90%) por cento deles dizem ter visto a informação em jornais de grande circulação: Correio Braziliense, o Globo, Folha, etc. 

Esses veículos utilizam os dados do Instituto Datafolha, do grupo Folha de São Paulo. Também é visível que esse grupo e os outros, citados anteriormente, apoiam, ainda que de forma implícita, a candidatura de José Serra.

Tendo como referencial os institutos Ibope, Vox Populi e Sensus, verifico que a fala dos meus amigos, alguns verdes, outros tucanos (embora a grande maioria seja esquerdista, não necessariamente do PT) perde a consistência.

Enquanto o Datafolha anaboliza Serra e Marina, para um eventual 2º turno, os dois institutos de pesquisa de Minas Gerais e o instituto paulistano (Ibope) são categóricos: dá Dilma no primeiro turno.

De fato, para a Sensus, Dilma tem 54,7% e Serra 29,5%; 

No Vox Populi, a candidata do PT tem 49%, Serra 25% e Marina 13%. Os dois últimos subiram 1 ponto e Dilma caiu 1 ponto. 

Faltando 03 dias para as eleições, é impossível que haja segundo turno.

Segundo Coimbra, presidente do Vox Populi, seria necessário que Dilma perdesse mais de 1 milhão de votos, para ter uma possibilidade de ir para o segundo turno.

A Folha, claro, faz a sua sangria (clique aqui)

A sangria midiática e da oposição - PSDB e DEM - virá dia 03 de Outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário