2 de out. de 2010

Música: DJ Quik & Kurupt - Do You Know

DJ Quik, cujo nome verdadeiro é David Martin Blake, nasceu em 18 de Janeiro de 1970, em Compton, periferia de Los Angeles. Quik nasceu em um período social de extrema violência entre afroamericanos e a polícia.

Os EUA passavam pela era Nixon, mas o início de sua carreira se daria ainda nos anos 80, em pleno governo Reagan. Reagan foi equivalente a Fernando Henrique Cardoso no Brasil: privatizou os (poucos) serviços públicos nos EUA, jogou a população na mão da iniciativa privada, a violência e o preconceito étnico aumentaram.

A revolta de Los Angeles, de 1992 é o estopim do caldeirão social que passou pelos EUA.

Voltando ao DJ Quik, ele se filiou a gangue "Bloods", para se defender da criminalidade existente em seu bairro e também da violência policial.

Gradativamente, foi abandonando a vida de "gangbanger" - membro de gangue - para se dedicar a música.

Quik cresceu na richa entre Costa Oeste (California) e Costa Leste (Nova Yorque e Miami). Ficou na crista da onda, participando de produções com rappers como Tupac e Notorious. Soube aproveitar o momento e não se envolver na triste história do rap norte-americano, vivido entre 96 e 97, com a morte dos dois rappers.

Combinou elementos de música oriental com Funk de Zapp & Roger e ainda inserir samples de violino.

Sem mais delongas, deixo vocês com o novo clipe "Do You Know" com a participação do rapper Kurupt (Dogg Pound). Tem samples de Soul II Soul e Raphael Saadiq. 

Aproveitem!





Eduardo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário