24 de nov. de 2010

Brasília: transporte contemplado no Orçamento 2011

Hoje (24/11) os deputados federais e senadores do DF no Congresso Nacional acataram 10 das 12 propostas feitas pela equipe de Agnelo Queiroz.

Este blogueiro falou que o transporte coletivo tem que ser prioridade no governo de Agnelo;

Este blogueiro falou que o transporte coletivo em Brasília é uma caixa-preta que precisa ser aberta;

Este blogueiro falou que Brasília tem 2 milhões de habitantes e 1 milhão de automóveis. E somente 2 mil ônibus;

O Metrô da cidade cobre somente a parte Sul - Ceilândia, Taguatinga Centro e Sul, Guará e Asa Sul - e a parte norte depende do transporte precário e do automóvel;

(clique aqui para ler)

No Orçamento Federal de 2011, a bancada do DF no Congresso, dentre vários temas, contemplarão os seguintes para a área de transporte:

- Ampliação do Metrô;

- Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para circular na região central de Brasília (este blogueiro sugere inclusive que tenha outros VLT em outras Regiões Administrativas); e

- Implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que vai substituir os ônibus na Linha Verde da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) construída por Arruda. A obra foi inaugurada, mas inacabada. O corredor para os ônibus ainda não está pronto, e passarelas ainda estão em fase de finalização.

Agnelo está aproveitando o fato de Dilma ser do mesmo partido que ele, para obter recursos federais. Este blogueiro sugere que Agnelo conclua as obras iniciadas por Arruda. E invista pesado no transporte coletivo. A julgar das propostas dos senadores e deputados, o transporte coletivo no DF pode ter um futuro promissor.

Para o bem da cidade.

Eduardo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário